
CONHEÇA MAIS DA NOSSA HISTÓRIA
A CASA DE ESTAR
A Casa de Estar foi instituída em 1949 pelo Meritíssimo Juiz de Direito da Vara Privativa do Menor, Dr. Maldonado Loureiro, com a finalidade de acolher e fazer a triagem de menores.
Necessitando de uma Entidade Mantenedora, com personalidade jurídica, para administrar a Casa de Estar foi fundada em 20 de agosto de 1960, em solenidade com a presença do Juiz de Direito Diretor do Fórum e do Juiz da Vara Privativa do Menor, a Associação Casa de Estar de Santos
Ocupando as mesmas instalações do imóvel à Avenida Conselheiro Nébias, 739, destinado à abrigo de menores desde 1949, a nova Entidade passou a ter as funções de administrar e dar amparo moral, material e religioso aos menores internados.

No início do Século XX, algumas crianças pequeninas eram abandonadas pelas mães nas ruas da cidade de Santos/SP, ou maltratadas pelos pais, ou pelos eventuais companheiros da mãe e encaminhadas para a Cadeia Pública e ficavam juntos com adultos presos. Naquela época os menores aguardavam a solução de seus casos, em promiscuidade deplorável. Era a realidade da época. Muito triste.
Foi por essa razão que pensaram em obter um local mais condigno com a condição do menor. Fundou-se a APM que se incumbiria de manter o abrigo, na época na Rua Paraná. Entretanto, em 18 de setembro de 1948, a APM passou a funcionar no imóvel da Av. Conselheiro Nébias, 739, em Santos/SP, que estava abandonado. Nesse prédio foi então instalada a Casa de Estar.
A Casa de Estar foi instituída em 1949 pelo Juiz de Direito da Vara Privativa do Menor, Dr. Maldonado Loureiro, com a finalidade de acolher e fazer a triagem de menores.
A entidade realizava a triagem do menor abandonado, mas não tinha nem personalidade jurídica e nem estatuto registrado.
Necessitando de uma Entidade Mantenedora, com personalidade jurídica para administrar a Casa de Estar, foi fundada em 20 de agosto de 1960, a Associação Casa de Estar de Santos.
Ocupando as mesmas instalações do imóvel à Avenida Conselheiro Nébias, 739, destinado ao abrigo de menores desde 1949, a nova Entidade passou a ter as funções de administrar e dar amparo moral, material e religioso aos menores internados. A primeira presidente foi a Dona Josephina Laurito de Mello e Faro.
Após os cortes das verbas estaduais, a Casa de Estar passou a ter sérios problemas financeiros no ano de 1981. Foram feitas várias tentativas para resolver a situação e não tendo mais a quem recorrer, a Diretoria encontrou no Irmão João Bittar, na época venerável da Loja Maçônica Estrela de Santos, o amparo que necessitava.
Aprovada em Câmara do Meio, todos os Irmãos membros da Loja Estrela de Santos se associaram como sócios contribuintes da Associação Casa de Estar de Santos.
Em dezembro de 1981, tomaram posse como Diretores os seguintes Irmãos:
João Bittar, Sérgio Luiz Pereira Soares e Mário Olinto.
Em 1982, a diretoria do biênio 1982 - 1984 ficou assim constituída:
Presidente João Bittar, 1º Vice-presidente João Torres e 2º Vice, Sérgio Luiz Pereira Soares.
A partir de 1990, o número de menores da Casa de Estar diminuiu muito, sendo que, em 1992 reduziu a três, os quais, em novembro, com a permissão do Juizado de Menores, foram transferidos para a Casa da Criança e para o Anália Franco e partir de então, encerrou-se o internato.
Em 1993, a Casa de Estar prosseguiu com suas atividades somente como Creche, recebendo menores de 03 aos 06 anos e onze meses de idade.
Em 1995, foi firmado um convênio com a Prefeitura Municipal de Santos.
Ao longo do tempo foram atendidas mais de 8.000 crianças.
Hoje, são 125 crianças, 01 diretora, 19 monitoras, 03 na cozinha, 03 na limpeza, 01 coordenadora pedagógica e uma assistente de direção.
Além dessa equipe temos uma nutricionista, um advogado e um contador.
A diretoria executiva é presidida por Norberto do Carmo Filho, tendo como vice-presidente José Roberto Serra.
O Presidente do Conselho Deliberativo é o Venerável da Loja Estrela, Irmão Fabrício Rodrigues da Silva.
O Conselho Fiscal é composto pelos Irmãos Grilo, Noberto e Alexandre Lins.
Estamos nas redes sociais do Facebook, Instagram, Internet, WhatsApp e e-mail.
Neste período, de 1960 até os dias de hoje, superamos muitos obstáculos, com muita força de vontade, persistência e resiliência. Com a ajuda de muita gente e amigos. Temos a ajuda, além dos Irmãos da Loja Estrela, da FRAFEM, DeMolays e Filhas de Jó.
O caminho percorrido até o presente foi longo e muitos anos ainda virão pela frente, assim eu espero e desejo.
Que esta chama nunca se apague e possa contribuir cada vez mais por um mundo melhor.
É bom ser criança e melhor ainda é ter saúde para cuidar sempre dos pequenos todos os dias.
Abençoada e querida Casa de Estar, nossa joia de obra social. Um diamante da nossa cidade.


